quarta-feira, 18 de setembro de 2013

STARS FROM THE COMMITMENTS

Arte de Ronilson Leal

Sexta-feira 13 de dezembro de 1996, o filme “The Commitments – Loucos Pela Fama” de Alan Parker se materializa no palco do Salão de Atos da UFRGS em Porto Alegre. Após um excelente filme, uma parte do elenco resolveu manter a banda e sair em turnê pelo mundo, chegando a capital gaúcha. A banda irlandesa Stars From The Commitments é formada por Dave Kearey, Karen Coleman, Dick Massey, Kenneth McCluskey, Dave Finnegan, Gary Gazoway, Joey Fargen, Paul Duff, Sean Cormley e Evanna Cosgrowe. Na realidade, não saberia dizer quantos destes pertencem ao elenco original do filme, mas isso pouco importa, o que vale é o som, e isto eles não deixaram a desejar.

O show estava marcado para às 21h, mas começou mesmo 30 minutos depois, quando o velho trompetista do filme sobe ao palco para chamar a banda. De cara eles detonam o clássico “Take me to the River”. Após duas músicas o vocalista Dicy Massey começa a revezar os vocais com os demais componentes da banda, até que uma das vocalistas canta “Chain of Fools” e o público, que até então estava confortavelmente sentado, levanta para praticamente não mais sentar, dançando o show inteiro e só dando um tempo nos takes mais românticos do show. A banda foi desfilando clássicos como “I Can’t Stand the Rain”, “Mr Pittifull”, “The Her Right” e “Try a Little Tenderness”. Mas a música que foi cantada em coro pela plateia foi “Mustang Sally”, esta com direito a solo de guitarra e tudo, tal como na versão de Buddy Guy. Não poderia faltar obviamente os clássicos de Mr Dynamite – James Brow – como “I Fell God”.

Após uma hora e meia de show, a banda se despede do público, mas acaba voltando para mais dois bis. Os Commitments encerraram o show com o melhor da Soul Music, a clássica “Midnight Hour” de Wilson Picket.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Ronilson Leal (MG)

2 comentários:

  1. kkk eu sou de formiga minas gerais denilson.mas um dia viro paulista ou gaúcho,vontade não me falta.muito legal o resultado adorei.e os textos muito da hora.

    ResponderExcluir