domingo, 22 de abril de 2012

Roger Waters – The Wall Live Porto Alegre 2012


Arte: Paulo Fernando

Domingo, 25 de março de 2012, Porto Alegre presenciou a abertura da turnê “The Wall Live”, no Brasil, do ex-baixista do Pink Floyd, Roger Waters. Desde que saí do estádio Beira-Rio, palco do show, fiquei pensando em como definir o que assisti, mas não tenho palavras! Pensando bem, foi o maior espetáculo da Terra!

Imagine um show de rock que consiga misturar música, cinema, teatro, discurso ideológico e discurso pacifista. Sim, você está pensando em The Wall, mas o que ouvimos no disco ou vimos no filme de Alan Parker ainda é pouco para definir esta turnê de Roger Waters. Nunca imaginei que “O Muro” poderia ganhar, ao vivo, a força que a música de Waters e o filme de Parker já haviam me transmitido. O Show é um tremendo espetáculo, daqueles que ficamos estáticos, de olhos vidrados olhando para o enorme muro que cortava o estádio de uma lateral a outra do fundo do campo, muitas vezes deixando a banda no palco como segundo plano. Mas longe de ser demérito aos músicos, é um conceito de arte-espetáculo.

Certamente, o público ficou na dúvida de qual momento foi mais significativo. O início, com “In The Flesh”, vendo uma explosão de luz e fogos que culmina com um avião colidindo com o muro ou ao longo do espetáculo – volto a frisar, foi mais que um show – quando uma sucessão de imagens, frases, animações, bonecos gigantescos e um enorme javali inflável sobrevoando o público mostraram que o espetáculo é completo.

Quanto às músicas, todas cantadas com maior ou menor intensidade, emocionando a multidão, seja pela canção em si ou pela imagem que remetia à música. Ver o guitarrista no alto do muro em “Confortable Numb”, o letreiro de “Run Like Hell” tomando conta do muro, a mais pop, “Another Brick In The Wall Part 2” com o boneco gigante do professor e até mesmo o muro sombrio em “Hey You” fica difícil de escolher “o momento” do show. O espetáculo vai ficar eternamente em nossas memórias.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Paulo Fernando (CE)


Estádio Beira-Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário