sábado, 8 de dezembro de 2012

ROBERT PLANT

Arte de Jeferson Adriano

Na minha adolescência, quando descobri o rock, uma das bandas que fez minha cabeça foi o Led Zeppelin. A banda apresentava um rock pesado, mas com composições muito bem elaboradas e, tudo isso, com os dois pés fincados no Blues, o que, alguns anos depois, me fez curtir ainda mais o Led. Além disso, quando peguei uma guitarra nas mãos, queria aprender aqueles riffs fantásticos do senhor Jimmy Page.

O dia 29 de outubro de 2012, oportunizou-me realizar um sonho de adolescente. No palco do ginásio Gigantinho, em Porto Alegre/RS, estava o senhor que foi o band líder e a voz do Led Zeppelin, Robert Plant. Ele veio ao Brasil com sua mais recente turnê ao lado de sua banda de apoio, a Sensational Space Shifters, um time de ótimos músicos e totalmente integrados ao projeto de Plant. Robert ainda solicitou que o show de abertura fosse com um músico que representasse a música regional do Sul, e neste caso, foi escalado Renato Borghetti, que faz um som regional com uma mistura jazzística. Perfeito!

Arte de Henry e Fafá Jaepelt
Pontualmente às 21h30, Robert Plant subiu ao palco mostrando que não ficaria à sombra do passado. Durante a primeira metade do show mostrou músicas do seu mais recente disco, onde a influência da música indiana e africana são marcantes. Influências estas incorporadas na releitura de clássicos do Blues como “Spoonful” e de sua grande banda, como em “Black Dog”. “Ramble On” fez o público cantar junto e ovacionar o ídolo, já que manteve-se o arranjo original. Quando o riff de “Whole Lotta Love” soou no palco, o ginásio veio a baixo, mesmo que Plant logo mostrasse uma sonoridade diferente. O show transcorreu tão bem, que sem se perceber, passou-se 1 hora e meia de música.

Aos 64 anos de idade, Robert Plant teve fôlego para voltar ao palco e brindar o público, que lotou o Gigantinho, com dois clássicos do rock e do Led Zeppelin: “Going to California” e “Rock’n’roll”, aí com o público cantando, digo, gritando de euforia.

Confira o vídeo de "Rock'n'roll" ao vivo em Porto Alegre gravado por Denilson Reis e editado por Anderson Ferreira:


Ingresso para o show de Robert Plant em Porto Alegre/RS:



Texto: Denílson Rosa dos Reis
Ilustrações: Jeferson Adriano (MG) e Fafá & Henry Jaepelt (SC)

Um comentário:

  1. “ENCONTRO COM A ACADEMIA”

    A Academia Machadense de Letras realizará durante suas reuniões, o “Encontro com a Academia”.
    Este acontecimento tem como objetivo, a interação e divulgação das manifestações culturais, através de debates com membros da nossa cidade e região.

    Contatos:
    Carlos Roberto de Souza
    machadocultural@gmail.com
    (35) 3295-6106
    (35) 8833-9255


    Você gostaria deter seu texto (poema, conto, prosa, ensaio, matérias de cultura em geral, biografias de bandas, artesanato, turismo, artes plásticas, saúde, vida, sociedade...etc) no blog FANZINE EPISÓDIO CULTURAL?
    Envie seu texto com uma foto sua ou uma imagem relacionada ao texto para machadocultural@gmail.com

    Acesse o blog:
    HTTP://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com

    ResponderExcluir