domingo, 13 de dezembro de 2015

PEARL JAM EM PORTO ALEGRE

Arte de Lucas SB
Minha vibe roqueira é mais anos 1970, mas nos anos 1990 a banda Pearl Jam chamou minha atenção, quando surgiu na leva do rock de Seattle e o chamado movimento Grunge. O Pearl Jam veio fazendo um rock mais clássico e menos punk, em alguns momentos com bastante peso nos riffs, em outros baladas bem pegadas. Foi essa consistência roqueira que me conquistou e fez eu curtir bem mais a banda que outras que surgiram naquele período.

Por incrível que pareça, mesmo gostando da banda, acabei perdendo os shows anteriores realizados em Porto Alegre. Essa é a terceira vez que o Pearl Jam toca na capital gaúcha. Em 2005 tocaram no gigantinho, em 2011 no estádio do São José; e exatos quatro anos depois, no dia 11 de novembro de 2015 voltaram para apresentação na Arena Portoalegrense.

O Pearl Jam tocou em Porto Alegre dentro de sua turnê latino-americana que divulga o lançamento do disco Lightning Bolt (2013), que não é tão novo assim. A turnê começou no Chile, passou pela Argentina e chegou ao Brasil para cinco shows. A capital gaúcha foi escolhida para dar início as apresentações no Brasil.

O show do Pearl Jam foi competentíssimo com três horas cravadas de músicas. A banda subiu ao palco às 21h e só se despediu do público às 24h, mesmo com a administração da Arena tendo ligado as luzes quase uma hora antes achando que era o final do show. Foram exatas 33 músicas que empolgaram o público, em especial as canções do disco Ten como “Jeremy”, “Black” e “Alive”. Aliás, “Alive” é o grande clássico e fez a galera cantar junto.

Durante o show, Eddie Vedder interagiu de forma carismática com o público, inclusive escreveu alguns textos e pediu para traduzirem para o português para poder ler no palco. Essa foi uma atitude muito bacana e, para mim que acompanho vários shows internacionais, inédita. A data 11/11 marca o aniversário de Jill, esposa de Eddie. Ele pediu para o público cantar – em português puxado por ele – “Parabéns a Você”.

Além das três horas de show, conversas em português e uma banda muito competente formada por Eddie Vedder (voz), Mike McCready (guitarra), Stone Gossard (guitarra), Jeff ament (baixo) e Matt Cameron (bateria), o público gaúcho foi o primeiro a ver o Pearl Jam fazer o cover de “Comfortably Numb”, do Pink Floyd. Já é tradição da banda fazer covers em seus shows e eles escolheram o show de Porto Alegre para tocar esse clássico do Floyd pela primeira vez. Eu, como “floydmaníaco”, agradeço!

Confira Pearl Jam ao vivo em Porto Alegre clicando na imagem abaixo:



Texto: Denilson Reis
Ilustração: Lucas SB (RS)
Fotos: Denilson e Rosi Reis

3 comentários:

  1. Parabéns a Denilson Reis pelo texto muito bem escrito. A filmagem também ficou boa. É isso aí, continue firme na divulgação do roquenrol e das múltiplas sonoridades da boa música. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, quanto ao "Som de Seattle"...na época a banda que mais me chamou atenção, pelo som e performance foi o Pearl Jam. E 02 vocalistas em particular. O Chris Cornell, do Soundgarden e o " Temple Of The Dog"com seu unico e maraviloso álbum... O filme "Vida de Solteiro" foi a trilha sonora perfeita, a meu ver... Bons Shows!

    ResponderExcluir
  3. a sim...o outro vocalista é o Layne Staley do Alice in Chains, outra banda poderosa + pro "Metal..."

    ResponderExcluir