terça-feira, 24 de setembro de 2013

EMERSON, LAKE & PALMER

Arte de Batata
Às 20h30 os alto-falantes anunciam: “Ladies and Gentleman, Emerson, Lake & Palmer”, e cada um vai subindo ao palco nesta mesma ordem para saudar o público de mais de duas mil pessoas em plenas ruas da cidade de Gramado/RS como uma das atrações do Festival de Cinema da cidade, no dia 10 de agosto de 1997. Entre estes espectadores, alguns atores e atrizes que estavam no evento circularam entre o público, como José Wilker, aproveitando para dar uma ‘espiada’ na banda.

O show foi algo fora do comum. Confesso que não esperava algo tão impressionante como me foi proporcionado por EL&P. O ponto culminante foram as baladas “From the Beginning” e “Lucky Man”, esta cantada em coro uníssono de Greg Lake e o público. O tecladista Keith Emerson fez sue show a parte em um número com um tema muito complexo onde mostrou toda sua técnica, para logo em seguida atacar com o ‘boogie-woogie’ “Honky Tonk Train Blues”, simplismente divino. Dentro daqueles momentos programados para parecer obra do acaso, Carl Palmer anuncia um probleminha em sua bateria e Emerson e Lake aproveitam para um rápido improviso que no final foi aplaudido pelo público com Lake fazendo cara de que foi coisa  de momento. Palmer mostrou porque é considerado um dos principais bateristas do rock progressivo em um solo destruidor de quase dez minutos.

O show como falei foi espetacular para quem conhece o trabalho deles e algo fenomenal para os fãs de carteirinha da banda, que alías tinham muitos, pois pata todo lado se encontrava ‘coroas’ dando soquinho no ar. Para finalizar, no bis, Emerson literalmente assassina um velho órgão com dois punhais, mas ainda resiste para o tecladista rolar no palco e tocar sobre ele com as notas invertidas. Foi delírio direto do público.

Texto: Denilson Rosa dos Reis

Ilustração: Batata (SP)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

STARS FROM THE COMMITMENTS

Arte de Ronilson Leal

Sexta-feira 13 de dezembro de 1996, o filme “The Commitments – Loucos Pela Fama” de Alan Parker se materializa no palco do Salão de Atos da UFRGS em Porto Alegre. Após um excelente filme, uma parte do elenco resolveu manter a banda e sair em turnê pelo mundo, chegando a capital gaúcha. A banda irlandesa Stars From The Commitments é formada por Dave Kearey, Karen Coleman, Dick Massey, Kenneth McCluskey, Dave Finnegan, Gary Gazoway, Joey Fargen, Paul Duff, Sean Cormley e Evanna Cosgrowe. Na realidade, não saberia dizer quantos destes pertencem ao elenco original do filme, mas isso pouco importa, o que vale é o som, e isto eles não deixaram a desejar.

O show estava marcado para às 21h, mas começou mesmo 30 minutos depois, quando o velho trompetista do filme sobe ao palco para chamar a banda. De cara eles detonam o clássico “Take me to the River”. Após duas músicas o vocalista Dicy Massey começa a revezar os vocais com os demais componentes da banda, até que uma das vocalistas canta “Chain of Fools” e o público, que até então estava confortavelmente sentado, levanta para praticamente não mais sentar, dançando o show inteiro e só dando um tempo nos takes mais românticos do show. A banda foi desfilando clássicos como “I Can’t Stand the Rain”, “Mr Pittifull”, “The Her Right” e “Try a Little Tenderness”. Mas a música que foi cantada em coro pela plateia foi “Mustang Sally”, esta com direito a solo de guitarra e tudo, tal como na versão de Buddy Guy. Não poderia faltar obviamente os clássicos de Mr Dynamite – James Brow – como “I Fell God”.

Após uma hora e meia de show, a banda se despede do público, mas acaba voltando para mais dois bis. Os Commitments encerraram o show com o melhor da Soul Music, a clássica “Midnight Hour” de Wilson Picket.

Texto: Denilson Rosa dos Reis
Ilustração: Ronilson Leal (MG)