domingo, 28 de agosto de 2011

AOS 27 DO 1º TEMPO

Segundo estudos, o ser humano vive em média 80 anos. Se formos transformar nossa vida numa partida de futebol, teríamos dois tempos de 40 anos. O 1º tempo é a fase das descobertas, experiências, criatividade e inspiração. No 2º tempo – mais maduros – fica a inspiração e a criatividade, mas já com mais cautela e, muitas vezes, bastantes comedidos.


Na música, a carreira dos artistas é explosiva no 1º tempo, enquanto no 2º tempo os artistas acabam sobrevivendo de uma carreira consolidada. Não que isso seja errado, é direito dos artistas usufruírem da fama construída até a metade de suas vidas, principalmente para aqueles que tiveram muita criatividade e ainda sabem usá-la para satisfazer um determinado público.


Recentemente, a cantora inglesa Amy Whinehouse interrompeu sua carreira artística aos 27 anos, no auge de sua criatividade e inspiração, entrando para o famoso “Clube dos 27” – artistas mortos com esta idade. Só para lembrar: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones e Kurt Cobain tiveram suas vidas interrompidas nessa idade.


Para os fãs da boa música, feita com muita inspiração e criatividade, é lamentável ver estes excelentes artistas saírem do jogo da vida tão precocemente. Quanta música boa, canções maravilhosas e composições criativas teriam saído das mentes brilhantes se eles estivessem entre nós. Agora, resta a obra que ficou para ser aproveitada e apreciada pelas novas gerações.


Texto: Denílson Rosa dos Reis

Ilustração: DeLima Júnior (RS)

Um comentário:

  1. Concordo. Será que foi somente culpa do (da) artista em se afundar nas drogas? Ou parentes podem estar ligados. A vida real também é uma escola.

    ResponderExcluir